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09
OCT
2014

A Importância dos Links Internos

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Links Internos e Sua Importância

Você já deve ter percebido que a grande maioria dos sites possuem links que direcionam o visitante tanto para páginas internas como externas. Um link interno é todo link dentro de um site que liga uma página a outra. A princípio pode parecer irrelevante falarmos sobre links internos, mas eles são de extrema importância para o usuário e crucias para uma boa estratégia de SEO.

Por que Usar Links Internos ?

Permitem uma navegação completa para o usuário

Links internos ajudam o visitante a encontrar novas páginas e todas as informações que o site oferece. Se feita de forma clara e objetiva, ajuda a diminuir a taxa de rejeição do site (quando um usuário termina de ler uma página de seu site provavelmente ele irá abandonar essa página e voltar as ferramentas de busca, por exemplo. Se você utilizar links internos relevantes e com um bom conteúdo, esse visitante continuará navegando no domínio, aumentando o número de páginas vistas e o tempo de navegação.)

Possibilitam a otimização de páginas diferentes em um único domínio e possibilitam a distribuição de autoridade entre essas páginas

Nos textos âncora dos links internos é possível trabalhar o SEO com as palavras-chave mais importantes. Os links internos também possibilitam que a relevância de uma página bem posicionada seja passada para outra.

Como Fazer Uma Boa Linkagem Interna?

Escolha as Páginas Corretas e Otimize o Texto Âncora

O primeiro passo para fazer uma boa linkagem interna é escolher as páginas que receberão o link e as que serão linkadas. Depois disso outro critério essencial é o texto âncora do link. O texto âncora é o texto clicável que os usuários veem como hyperlink e podem acessar o conteúdo de outra página. Os mecanismos de busca tem a função de organizar toda a web e as âncoras são importantes para ajudar nesse processo. A partir dessa âncora o mecanismo de busca entenderá a relevância de um termo para o site e para toda a web. Por isso utilize termos que serão úteis para o usuário e que possuem as palavras-chave que poderão ser encontradas nos mecanismos de busca. Não utilize termos genéricos (como “clique aqui”) ou sem sentido e nem termos muito longos.

Considerando uma página sobre “Tênis Para Corrida”. Essa página poderia ser linkada com variadas âncoras, e essas ancoras seriam provavelmente palavras-chave e termos para qual a página poderia ser buscada. Alguns exemplos seriam: “tênis para corrida”, “tênis bom para corrida”, “melhor tênis para corrida”, entre outros.

Pense no Usuário!

Fique de olho na quantidade de links internos adicionados em uma página. Em um site o mais importante é sempre a experiência que o usuário terá. Muitos erram ao fazer linkagens ao extremo, tanto interna como externa. Essa grande quantidade de links atrapalham e incomodam a navegação do visitante, o que pode acarretar em um efeito contrário ao esperando, aumentando a taxa de rejeição da página.

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Se você gostou desse post, ou possui uma dúvida ou sugestão, deixe-nos saber. Estamos à espera de seu comentário. Se precisar de uma agência de SEO especializada, conte conosco!

Sobre o Autor
Estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO). Atualmente trabalha na área de SEO na empresa GoTop.

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