(21) 3400-7605
30
SEP
2014

Google Adiciona Caixa de Pesquisa em Seus Resultados de Busca Orgânica

tags :
por :
comentários : 0

No último dia 5 de setembro, Google anunciou novas mudanças em suas páginas de resultados. Agora um novo recurso está disponível: um campo de busca localizado logo abaixo do primeiro resultado da SERP, em uma área conhecida como sitelinks (área onde outros links de um site surgem associados a determinadas buscas).

Caixa de Pesquisa Nos Resultados Orgânicos do Google

Esse campo de busca ajudará usuários a encontrarem de modo mais fácil por resultados específicos dentro de um site, através de suas próprias páginas de busca. Por exemplo: Quando um usuário pesquisa por um loja A, talvez ele esteja interessado em um produto específico dessa loja. Com o campo de busca aparecendo na SERP, será possível buscar esse produto de forma mais rápida e precisa.

Até o momento esse recurso está sendo testado e nem sempre aparece ou aparece com um campo de busca um pouco menor. Para utilizá-lo é preciso ter um campo de busca interno configurado e fazer a marcação desse campo adicionando um código no <head> de seu site. Se você implementar essa marcação, os usuários terão a capacidade de saltar diretamente da caixa de pesquisa do sitelink para a página de resultados de seu próprio website. Se o Google não encontrar qualquer marcação, irá mostrar esses resultados na pesquisa do Google com o recurso [site:] (para quem não conhece esse recurso, basta digitar o que deseja procurar junto da referência do site desejado, que o Google lhe trará apenas resultados dentro dessa referência. Se você digitar [David Bowie site:youtube.com] o Google lhe mostrará os resultados da sua pesquisa (David Bowie) apenas para o domínio referenciado em [site:], no caso, youtube.com).

Uma dica encontrada na própria documentação do Google afim de evitar confusão e facilitar o rastreamento do robots, é utilizar o elemento “rel=canonical” em todas as variantes da home, para ajudar o algoritmo a encontrar a URL certa da marcação.

O Google está sempre evoluindo e pensando na experiência que o usuário terá, e é de grande importância acompanhar essa evolução. A caixa de pesquisa no sitelinks cumpre o que o Google deseja: que usuários encontrem o que procuram de forma mais rápida.

————–

Se você gostou desse post, ou possui uma dúvida ou sugestão, deixe-nos saber. Estamos à espera de seu comentário!

Sobre o Autor
Estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO). Atualmente trabalha na área de SEO na empresa GoTop.

Comente!

*

captcha *