(21) 3400-7605
06
AUG
2014

Comentários em Produtos de um E-commerce

por :
comentários : 0

A opinião de clientes sobre produtos é uma tendência cada vez mais importante no comércio eletrônico. Confira os benefícios desse recurso e como incentivar os seus clientes a utilizá-lo.

Benefícios de Comentários em Produtos

1 -  Aumenta a Credibilidade do E-commerce

Cada vez mais pesquisas apontam que visitantes estão mais propensos a comprar determinados produtos após ler comentários e avaliações sobre eles.  Esses visitantes tendem a procurar outras informações que não sejam as disponibilizadas pela própria loja virtual. Quando dado o recurso de comentar e ler outros comentários, o receio que o visitante possa ter em comprar o produto é minimizado devido ao fato de saber que outras pessoas tiveram uma experiencia positiva de compra, além de mostrar que a loja está ativa e não “abandonada”.

2 – Aumento do tráfego com SEO

Outro benefício que comentários podem trazer é em relação a SEO. Classificações e comentários andam juntos. Quando clientes realizam um comentário, geralmente também classificam o produto de uma a 5 estrelas, variando de ruim a ótimo. Essas classificações podem ter um impacto pequeno nos resultados de busca tradicionais, porém, quando estamos falando de rich Snippets isso muda. Rich Snippets são pequenas linhas de texto que aparecem embaixo do resultado da pesquisa. Foram desenvolvidos para dar o usuário uma noção maior do conteúdo da página. Rich snippets de resenha (reviews), como são conhecidos, adicionam essas estrelas (classificações) na tela de busca . Além de ajudar o site a ter um destaque maior em relação aos outros, também ajuda a organizar melhor as informações da página e ajuda aos buscadores a entender melhor o conteúdo do site, facilitando a indexação e consequentemente aumentando o posicionamento da loja.

Comentários em Produtos de um E-commerce - Rich Snippets

Incentivando os Clientes a Realizar Comentários

Após ter o recurso de reviews na página de descrição dos produtos, o próximo passo é incentivar que clientes comecem a utilizar o serviço. De nada adianta ter um site que possa receber comentários e que esteja preparado para Rich Snippets, se nenhum cliente comenta. Conseguir que clientes voltem ao site e realizem comentários e avaliações é algo que pode parecer complexo, porém arrumar maneiras deles utilizarem esse serviço será necessário para aproveitar os seus benefícios.

Módulo Desconto por Review

Um modo de incentivar os clientes a realizarem comentários é oferecendo benefícios, como por exemplo, um desconto em uma futura compra. A plataforma Magento permite a adição de um Módulo de Desconto por Review, onde esse desconto é feito de forma simples e prática. Nesse módulo, o cliente pode ter uma porcentagem de desconto em uma futura compra, caso realize um comentário sobre o produto comprado anteriormente. No módulo facilmente são editados qual é essa porcentagem de desconto, qual o tempo que esse desconto valerá, quantas vezes o cliente poderá utilizar esse desconto, entre outras configurações.

Após todos os dados configurados, o cliente que realizou uma compra recebe um e-mail com as informações sobre o desconto.Comentários em Produtos de um E-commerce - E-mail Módulo de Desconto Por Review

Depois que o cliente comenta, o lojista aprova o comentário:Comentários em Produtos de um E-commerce - Magento

Depois do comentário aprovado o cliente recebe outro e-mail com o código do cupom e assim poderá utilizá-lo:Comentários em Produtos de um E-commerce - Segundo E-mail Módulo de Desconto Por Review

Com um bom rankeamento nas páginas de busca, visitantes mais seguros e confiantes e sua loja virtual com mais credibilidade,  o número de vendas aumentará e consequentemente a taxa de conversão, ou seja, o número de visitantes que entram na sua loja virtual e realizam uma transação. Por isso, comentários em páginas de produtos é uma das melhores formas de ter uma boa reputação online e fazer com que sua loja online venda cada vez mais.

————–

Se você gostou desse post, ou possui uma dúvida ou sugestão, deixe-nos saber. Estamos à espera de seu comentário!

Sobre o Autor
Estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO). Atualmente trabalha na área de SEO na empresa GoTop.

Comente!

*

captcha *