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29
JUN
2013

Como configurar o Teste AB no Magento

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teste-ab

Olá pessoal,

Sei que muitos de vocês que trabalham com e-commerce em Magento já se fizeram as perguntas: Porque minha taxa de conversão é baixa? E se eu alterasse a página do meu produto? Será que se eu alterar a cor do botão “Comprar” vou vender mais? O checkout em uma página é realmente melhor?

Muitas vezes nos fazemos essas perguntas e acabamos ficando no campo da tentativa e erro para saber que mudanças poderiam gerar um aumento significativo nas conversões do site ou e-commerce.

Para responder a essas perguntas de forma rápida e satisfatória, existe uma técnica chamada de Teste AB, que consiste em testarmos uma ou mais variações de uma mesma página de nosso site, em busca de qual versão converte mais.

O que é Teste AB?

O teste AB é um mecanismo utilizado para aumentarmos a taxa de conversão de nosso site.

Como o Teste AB funciona?

Nós criamos novas versões (variações) da página que desejamos melhorar, podendo ser a home, uma listagem de produtos(categoria), a página de um produto específico ou até uma landing page. Com a escolha da página, temos que nos basear em alguma métrica para definir a versão campeã. No caso de um e-commerce, a métrica mais comum é o número de transações (transactions) ou o faturamento (revenue).

Nós publicamos as duas versões da página simultaneamente, exibindo-as no site de forma aleatória, ou seja, um grupo de visitantes irá visualizar a versão A da página (versão original) e o outro grupo de visitantes irá visualizar a versão B da página (candidata).

Após um determinado período de tempo ou um certo número de conversões, verificamos qual foi a versão de página vencedora (com maior número de conversões) e aplicamos de forma definitiva no site.

Criando o primeiro Teste AB

Para realizar o Teste AB precisamos de uma ferramenta, que será responsável por exibir as versões de página de forma aleatória para os visitantes e medir a eficácia. Nós utilizamos a ferramenta gratuita Google Content Experiment, que se chamava Google Website Optimizer, antes de ser melhorada e englobada pelo Google Analytics.

Confira no passo-a-passo abaixo como configurar o teste AB:

1 – Faça login em sua conta do Google Analytics, clique na Aba “Content” e em seguida no menu “Experiments”. Nesta tela você verá todos os seus experimentos ativos e poderá criar um novo experimento através do botão “Create Experiment”:

Google Content Experiment - Tela Inicial

2 – Insira a URL da página original (versão A) que você deseja melhorar e em seguida clique em “Start Experimenting”:

Painel do Google Content Experiment para Teste AB

3 – Preencha o nome do experimento e selecione o objetivo do teste. No caso de um e-commerce, o objetivo mais comum seria aumentar o número de vendas, então escolheríamos “Transactions”. Você também poderia escolher o faturamento (“Revenue”). Para sites que não são e-commerces,  você poderia escolher uma de suas metas (goals) definidas, que poderiam ser: o tempo médio gasto no site, o número de cadastrados para receber sua newsletter, o número médio de páginas visitadas, entre outros.

Você deverá escolher também a porcentagem do tráfego que será utilizada para o experimento, ou seja, de todas as pessoas que entrarem no seu site, qual porcentagem você pretende que seja impactada pelo teste? Nossa sugestão é manter o valor de 100% para que o teste seja mais abrangente e tenha resultados mais rápidos.

Teste AB no Google Content Experiment - Passo 1

4 – Nesta tela você irá informar a URL que representa a versão B de sua página (candidata) e terá um preview das duas páginas:

Teste AB no Google Content Experiment - Passo 2

Você também pode testar mais de uma versão de página, para isso basta clicar no link “Add Variation” e informar os dados da outra URL .

5 – Neste passo será gerado o código (script) que precisa ser inserido logo após a abertura da tag <head> das páginas que fazem parte do teste:

Teste AB no Google Content Experiment - Passo 3 - Script

DICA
Caso você utilize uma loja em Magento e não saiba como inserir este código em suas páginas, confira o nosso módulo Magento para Teste AB.

* Certifique-se de que suas versões A e B possuam também o código do Google Analytics instalado.

6 – Chegamos ao último passo! Agora basta verificar se o Analytics encontrou o código do experimento em suas páginas e clicar no botão “Start Experiment”.

Teste AB no Google Content Experiment - Passo 4

Precisa de ajuda para melhorar as vendas de seu e-commerce? Conheça nossos serviços e solicite um contato de nossos consultores.

Sobre o Autor
Bacharel em ciência da computação pela UFRJ e pós-graduado em marketing digital pelo IGEC-Facha. Possui 6 anos de experiência como analista de sistemas, desenvolvedor e gerente de projetos, tendo passagens por empresas de grande porte como Embratel, Intelig e Unisys. Possui 5 anos de experiência em marketing digital, com foco em marketing de busca. Foi Co-Fundador e diretor comercial na empresa Intercase e atualmente é CEO da GoTop.

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