(21) 3400-7605
15
SEP
2014

Long Tail e Seu Impacto em SEO

por :
comentários : 0

Gráfico Long Tail e Seu Impacto no SEO

Ter um site bem posicionado para as principais palavras-chave é de extremo valor e importância, porém trabalhar o SEO de seu site com palavras específicas e que explorem o máximo as informações e interesses do seu público pode ser uma ótima estratégia de marketing e uma ótima forma de aumentar o número de visitas e ROI.

O termo Long Tail Keywords, ou Palavras-Chave de Cauda Longa, apareceu pela primeira vez em 2004 em um artigo criado por Chris Anderson e posteriormente em um livro de sua autoria. É utilizado para descrever termos de pesquisa de um nicho específico, geralmente formada por 2 ou mais palavras.

Por exemplo: Se você possui um site que venda Tênis, você obviamente gostaria de ranquear para “Tênis”, (essa seria a sua Head Tail). Você também gostaria de ranquear para termos secundários como “Tênis Mizuno”, “Tênis Adidas” (essas seriam suas Mid Tail) . Poucas pessoas pensam em ranquear para termos longos como: “Tênis Mizuno Azul Para Corrida” ou “Tênis Adidas Feminino Rosa”, por causa do pequeno número de buscas para essas palavras.

As palavras de Cauda Longa possuem um índice de busca pequeno na maioria das vezes, porém a competição é muito baixa ou zero, consequentemente deixando o seu site em primeiro lugar em pouco tempo. Devido a capacidade de fornecer um resultado exato para uma busca, os usuários que entram no site por essas palavras, estão realmente interessados no produto, aumentando a chance de compra.

A cauda longa pode ser aplicada em um site em todas as suas etapas: desde a sua estratégia comercial, arquitetura da informação até os campos semânticos e palavras-chaves otimizadas. Investir em Long Tails pode ser o diferencial que seu site precisa para subir e se destacar dos concorrentes.

————–

Se você gostou desse post, ou possui uma dúvida ou sugestão, deixe-nos saber. Estamos à espera de seu comentário!

Sobre o Autor
Estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO). Atualmente trabalha na área de SEO na empresa GoTop.

Comente!

*

captcha *