(21) 3400-7605
28
OCT
2014

Planejamento de SEO: 5 fontes de palavras-chave pouco exploradas

por :
comentários : 3

A pesquisa de palavra-chave é uma das primeiras atividades que realizamos em nossa agência SEO. Descobrir quais são as palavras e termos mais pesquisados para o seu negócio e trabalhá-los, aumentará a posição do site nos mecanismos de busca, e consequentemente fará com que os usuários que realizam essas pesquisas o encontrem. A maneira mais comum de pesquisa e planejamento de palavras-chave é por meio da ferramenta “Keywords Planner“, o planejador de palavras-chave do Google. Porém existem diversas outras maneiras, não tão óbvias, que também irão complementar e ajudar a descobrir quais são as palavras e termos que o seu público utiliza nos buscadores.

Wikipédia

Planejador de Palavras-Chave - Wikipédia

Se você pensa que a Wikipédia é apenas uma enciclopédia maciça está enganado. Ela pode ser uma ótima ferramenta para o planejamento de palavras-chave. A Wikipédia é o sexto site mais popular do mundo e o Google o classificou como o quarto site mais visitado. Possui 310 milhões de visitantes únicos (20% do seu tráfego) e tem 7,9 bilhões de pageviews. Tudo isso com absolutamente nenhuma publicidade. Em outras palavras podemos dizer que a Wikipédia possui uma das melhores estratégias de SEO. Por isso preste atenção nos verbetes utilizados na SERP da Wikipédia, nas palavras mais utilizadas nos primeiros parágrafos, nos links e nos assuntos relacionados ao pesquisado.

Google Autocomplete

Planejador de Palavras-Chave - AutoComplete Google

Quando você digita alguma palavra na barra de pesquisa, o Google costuma tentar prever a sua consulta e te mostra algumas sugestões. Estas sugestões de preenchimento automático são todas baseadas em pesquisas de usuários reais. Elas variam de acordo com a localização geográfica e o idioma. No entanto, apesar dessa variação, o sistema de autocomplete fornece uma representação bastante precisa do que as pessoas estão procurando, podendo assim ser considerada uma ótima forma de descobrir os termos que os usuários utilizam, principalmente as palavras-chave de cauda longa (long tails).

Ubersuggest

A ferramenta Ubersuggest torna mais fácil a identificação dos termos sugeridos pelo Google Autocomplete. Ela simula e lista todas as sugestões que apareceriam para um determinado termo, além de listar variações da própria sugestão.

Planejador de Palavras-Chave - Ubersuggest

Pesquisa Relacionada do Google

Planejador de Palavras-Chave - Pesquisa Relacionada do GoogleA ideia da “pesquisa relacionada” é semelhante ao autocomplete do Google. No entanto, ao invés de fornecer sugestões de preenchimento automático, o Google toma a palavra-chave e mistura ela com outras palavras. Essas podem aparecer no final, no início, ou polvilhadas por toda parte. Essa pesquisa relacionada pode até não incluir a palavra-chave pesquisada, mas mostra palavras e termos conectados diretamente com ela. Uma ótima forma de encontrar novas ideias.

Palavras-Chave Concorrentes

Outra ótima maneira de obter ideias de palavras-chave é através da sua concorrência. Entre no Google e digite a palavra-chave a ser pesquisada. Entre nos primeiros resultados orgânicos e analise no código fonte da página, as palavras que foram trabalhadas no “Title”, “H1″, “Meta Description”, “Keywords” e pelo site no geral. Trabalhar essas palavras-chave ajudará a você conseguir ocupar o lugar desses seus concorrentes no ranking para essas palavras.

Google Trends

O Google Trends, antes conhecido como Google Insights, é uma ótima ferramenta para complementar todos os outros modos de planejamento de palavras-chave. Ele apresenta tendências de buscas realizadas pelos usuários, podendo ser escolhido um determinado período de tempo e diferentes localizações geográficas. Por exemplo: Se você quer saber qual termo está sendo mais buscado nos últimos meses “edredom casal” ou “edredom de casal”, basta adicionar esses termos no Google Trends.

Planejador de Palavras-Chave - Google Trends

Referência: http://moz.com/blog/untapped-keyword-sources

————–

Se você gostou desse post, ou possui uma dúvida ou sugestão, deixe-nos saber. Estamos à espera de seu comentário!

Sobre o Autor
Estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO). Atualmente trabalha na área de SEO na empresa GoTop.
  1. renan Reply

    excelentes dicas! já repassei à equipe =)

  2. rafael Reply

    me ajudou bastante. obrigado pelas dicas!

  3. Willian Casagrande Reply

    Muito interessante, vou utilizá-las com certeza!

Comente!

*

captcha *