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09
SEP
2014

SEO Para Busca Local

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SEO Para Busca LocalCom a grande facilidade de estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, a busca local tem se tornado cada vez mais comum e importante. Usuários em computadores, celulares, tablets estão o tempo todo realizando buscas locais. Se sua empresa ou cliente possui uma loja ou serviço físico e você quer aproveitar o máximo disso, você com certeza precisará trabalhar seu website com SEO local.

Que Tipos de Empresas Precisam de SEO Local?

SEO para busca local é trabalhado da mesma forma que o tradicional, porém é preciso se concentrar em pontos específicos. Qualquer empresa que recebe parte dos clientes ou todos os clientes localmente devem considerar trabalhar seu site. Isso se aplica a um restaurante, um consultório médico ou uma loja de roupas, por exemplo.

Por que Fazer SEO Local ?

1 – A maioria das pessoas que estão realizando uma busca local, estão realmente interessadas naquele assunto;

2 – Possui uma alta taxa de conversão de leads, bem maior do que numa busca ampla;

3 – O número de pesquisas online que utilizam termos ligados a localização aumenta cada vez mais a cada ano;

4 – Cada vez mais pessoas utilizam a internet em aparelhos móveis e grande parte dessas vezes, esses usuários estão buscando informações de locais específicos de sua região;

5 - A busca local é a grande oportunidade para pequenos negócios se destacarem.

Pontos Importantes no SEO Local

1 -Uso de Palavras-Chaves e Otimização Específica Para o Local.

Selecionar as palavras-chave corretas é o principal ponto no processo de otimização de seu website para busca local. Cada empresa precisa identificar e selecionar as palavras que irão oferecer ao usuário as informações que eles procuram. Essas palavras-chave virão provavelmente juntas com a cidade e estado, ajudando assim a identificar o local que está sendo trabalhado. Por exemplo: uma clinica médica no bairro de Moema em São Paulo, trabalharia com as palavras: “clinica medica moema”, “clinica de médicos moema”, entre outras. Um hotel no bairro de Copacabana no Rio de Janeiro trabalharia com os termos: “hotel copacabana”, “hotel copacabana rio de janeiro”, entre outras.

Depois dessas palavras escolhidas, elas devem ser utilizadas naturalmente nos principais locais do site, como: tag tittle (principal local para adicionar informações da cidade/estado. Muitas pequenas empresas saltam nos rankings locais graças a essa informação), título da página (Usar nome da cidade ou estado no h1 da página pode não ser uma boa ideia, mas ela pode ser utilizado em outros títulos como h2 ou h3), URL (Obviamente isso não pode acontecer na homepage, mas outras páginas com essas informações podem significar um sinal poderoso para relevância), conteúdo do site (Incluir dados locais nos textos e descrições do site é de grande importância), alt tags (Muitos sites de empresas locais adicionam dados locais como cidade e estado no texto alt de suas imagens. Essa é mais uma maneira de aumentar a posição para o ranking local), meta-description (Utilizar dados locais na meta description aumentam a taxa de cliques em uma busca local).

Outros Fatores Importantes Para Busca Local

1 – Google+

Ter um perfil cadastrado no Google+ é de extrema importância. Com o Google+ você integra sua loja em outros serviços do Google como o Google Meu Negócio (substituto do Google Places) e Google Maps. Ter sua loja nesses serviços é muito vantajoso, principalmente pela facilidade que o usuário tem de encontrar o que deseja. As informações do estabelecimento costumam aparecer logo após os primeiros resultados de busca e em buscas realizadas por aparelhos móveis costumam aparecer logo no início. Além disso, comentários e avaliações são mostradas juntamente com os dados do estabelecimento. Além de fornecer uma informação rápida da loja física de sua empresa para o cliente, o ranqueamento de uma empresa que tem uma página no Google Maps mostra-se maior do que o ranqueamento de uma empresa que não tem uma página cadastrada.

SEO Para Busca Local - Google Maps Loja de Tênis

2 – Outras Redes Sociais

O fator social está completamente ligado a busca local. Usuários tendem a buscar informações em perfis de redes sociais como Facebook ou Foursquare, principalmente usuários mobile. Ter um página nessas redes é de grande importância e utilidade. No Facebook por exemplo, qualquer perfil fan page possui informações locais preciosas como: endereço da loja, horário de funcionamento, telefones, website…. Quanto mais completas e claras essas informações, mais clientes irão encontrar o estabelecimento. Já o Foursquare é uma rede extremamente local, por isso é de grande importância ter sua loja cadastrada. Ele mostra informações da empresa e ainda conta com opiniões, dicas e críticas de clientes.

3 – Páginas Locais

A busca local deve ser complementada com o cadastramento em listagens de diretórios de negócios locais. Yelp, Apontador, Hagah, entre outros sites já possuem um grande número de usuários acostumados a procurar informações como um número de telefone ou endereço por lá. Ao configurar esses perfis de empresas locais, é importante preencher todos os dados. Imagens, videos, descrições, quanto mais informações sobre sua loja ou serviço melhor.

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Sobre o Autor
Estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO). Atualmente trabalha na área de SEO na empresa GoTop.

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